O Instituto de Pesquisas Eldorado é uma associação civil sem fins econômicos, certificada como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Localizado em Campinas interior de São Paulo atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e se dedica a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e à capacitação profissional. Mantém negócios com as maiores empresas do setor e movimenta cerca de R$50M/ano.

Citação:

Após a implementação do BSC no QPR, ficou mais fácil fazer a gestão da estratégia e tomar as decisões necessárias para atingir os resultados organizacionais.


Renê Strefezzi Khouri
Assessoria de Planejamento Estratégico

Nosso desafio era fornecer dados consistentes e prontamente disponíveis ao corpo executivo do Eldorado, que traduzissem de maneira precisa os resultados da estratégia da organização, de forma a facilitar o processo de análise crítica e a imediata tomada de decisão, melhorando assim o processo de planejamento estratégico.

Um passo de cada vez

A utilização do BSC vem desde 2005, mas a sua implementação no QPR ScoreCard se deu no último trimestre de 2006. Inicialmente passamos por uma fase de adaptação e aprendizado com a ferramenta. Os indicadores foram implementados de forma gradativa, primeiro os estratégicos, depois os táticos. Atualmente estamos trabalhando nos operacionais.

Os frutos do projeto

Aos poucos estamos colhendo os frutos da implementação.

Entre os primeiros resultados destacamos:

- a diminuição da dificuldade e do esforço necessários para coletar e consolidar as métricas;
- o alinhamento das várias iniciativas existentes com a estratégia organizacional;
- a importância de iniciar uma abordagem profunda dos processos críticos, dentro de um ambiente colaborativo para a busca de melhores resultados organizacionais.

QPR como base única para o gerenciamento

Nossa necessidade era adquirir uma ferramenta que proporcionasse a integração de várias bases de dados e tornasse a coleta, análise e priorização de indicadores mais ágil e segura, assim como, possibilitasse a abordagem dos processos relacionados e demonstrasse de forma clara a relação entre o nível estratégico com o tático operacional. Após longa pesquisa de mercado e prévia utilização de outras ferramentas similares, optamos pelo QPR por acreditarmos ser a ferramenta mais adequada as nossas necessidades.

No futuro integrar os Indicadores aos Processos de Negócio.

Nossa expectativa é que em 2008 todos os indicadores estejam na ferramenta e que o QPR nos ajude a entender de forma mais completa o relacionamento entre eles. Neste ano, nosso objetivo é mapear os processos mais críticos do negócio, utilizando o ProcessGuide e obter como resultado a manutenção dos níveis de excelência e competitividade do Eldorado.

 

Todos direitos reservados a Way/Amadeus - Consultoria e Gestão - Copyright © 2012

Desenvolvido por KODA
United Kingdom gambling site click here