A Redecard é responsável pela captura e transmissão das transações com os cartões de crédito das bandeiras MasterCard®, MasterCard® Electronic® e Diners Club International, e dos cartões de débito MasterCard® Maestro®, RedeShop®, e Maestro®. A empresa credencia e promove o relacionamento com os estabelecimentos comerciais, além de ser parceira de negócios de bancos e diversos segmentos do varejo. Desenvolvedora de tecnologia de ponta, a Redecard cuida também da instalação e manutenção de uma rede eletrônica que oferece rapidez e segurança na captura das mais de 1,5 bilhão de transações realizadas por ano. A Redecard opera com uma rede de mais de 1 milhão de estabelecimentos credenciados e está presente em todo o Brasil.

O QPR vem nos auxiliando por meio da facilidade de publicação única e centralizada, via intranet, do Mapa Corporativo da Estratégia - BSC, seus Objetivos Estratégicos, metas e resultados obtidos, os projetos e seu andamento. Isso vem contribuindo e agilizando o processo de atualização dos indicadores, em alguns casos o mesmo sendo automático, e no acompanhamento da execução da estratégia nas reuniões mensais de resultados com a Alta-Direção da Empresa.
Um benefício não previsto com a utilização do QPR foi a facilidade e redução do tempo para preparação do material para as diversas avaliações de conformidade (Auditorias em geral – ISO9000; SOX; Sócios gestores e etc).
Outro grande benefício foi a redução de prazo na confecção e o incremento de confiabilidade dos relatórios de indicadores (MIS – Management Information System) das áreas pela adoção e publicação destes indicadores no portal QPR.

Roberto Defendi
Gerente do Escritório de Projetos
Redecard S/A.

Atendimento à Lei SARBANES-OXLEY com QPR Collaborative Management

A Redecard, através de um projeto de adequação à Lei Sarbanes-Oxley, obteve mais benefícios do que o esperado, utilizando o ambiente de colaboração QPR. O QPR Collaborative Management proporcionou a criação de um ambiente com foco nos processos e na avaliação dos controles para a tomada de ações corretivas, de forma transparente e online. Também proporcionou o compartilhamento de documentos, gestão de feedback e alertas automáticos sobre o desempenho dos controles.

Objetivos originais

A Redecard, em 2005, já possuía uma organização de processos, riscos e controles associados e vislumbrou uma oportunidade de rever esta estrutura e implantar melhorias a partir de um projeto de conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley. Os objetivos do projeto eram melhorar a agilidade, a confiabilidade e a transparência das informações de processos, riscos e controles, através do aumento da facilidade de manutenção e publicação dos modelos de processos de negócio, da revisão da estrutura de gestão de riscos, controles e planos de ação e da implantação de indicadores de desempenho.

Como a Redecard utiliza o QPR Collaborative Management?

Os processos, riscos e controles são modelados e mantidos centralizadamente pelo setor de Desenvolvimento e Gestão da Estratégia. Cada processo tem um gestor responsável, a quem cabe as ações de melhoria contínua. A área de Desenvolvimento e Gestão da Estratégia, pela sua expertise na gestão de processos, dá suporte aos gestores no processo de melhoria contínua e também atua pró-ativamente, fazendo análises e sugestões de melhoria dos processos e sugerindo mudanças aos gestores.
Todas as áreas têm acesso às informações de processos.
A área de auditoria é responsável pela divulgação das informações dos resultados das auditorias e cada setor pelos planos de ação para a correção de desvios.
A área de Planejamento estratégico auxilia no acompanhamento da performance dos principais processos ligados ao Balance ScoreCard.
Desta maneira, praticamente toda empresa está envolvida com a gestão colaborativa, cujo facilitador é a ferramenta QPR Collaborative Management. Os Gestores dos Processos têm uma visão clara de quais são as suas metas e como está o desempenho dos processos, facilitando as ações de melhoria e o comprometimento com os resultados.

Benefícios obtidos

Transparência à gestão de processos – obtida a partir da divulgação dinâmica dos resultados dos indicadores operacionais dos processos e dos planos de ação.
O Portal QPR abriu um canal de colaboração na organização, amplamente utilizado nos processos de avaliação, aprovação, supervisão, planejamento e comunicação de mudanças.

Agilização nos procedimentos de revisão, homologação e melhorias de processos– através do Portal QPR, tais processos tornaram-se mais fáceis, rápidos e interativos, e passaram a fazer parte do dia-a-dia da equipe.

Redução do ciclo de ações corretivas – obtida em função da agilidade na divulgação de resultados e interatividade do Portal QPR

Transparência à gestão dos riscos e controles de cada processo – obtida a partir da identificação dos riscos, controles e testes nos processos, os resultados dos testes vinculados ao processo e, os planos de ação, caso existam, vinculados aos resultados dos testes.

Controle de Projetos – obtido a partir de um conjunto base de indicadores de projeto e acompanhamento do andamento do mesmo pela adaptação do plano de ação. Cada projeto está atrelado a um Objetivo Estratégico do BSC

Redução do ciclo de divulgação de resultados – obtida em função das importações de valores dos sistemas de gestão e da publicação dinâmica do Portal QPR.

Incremento no nível de atingimento de metas – obtido a partir da ampla divulgação das metas permitida pela ferramenta e do aumento do comprometimento do pessoal.

Redução do ciclo de ações corretivas – obtida em função da agilidade na divulgação de resultados e interatividade do Portal QPR.

Divulgação e Execução da Estratégia – obtida por meio da facilidade de publicação e acompanhamento do Mapa Corporativo da Estratégia, seus Objetivos Estratégicos, suas metas e resultados obtidos, seus projetos e seu andamento.

Por que QPR?

Os pontos fortes da solução QPR em relação aos concorrentes foram: a facilidade de uso do software; facilidade na manutenção dos modelos; flexibilidade na definição e padronização de notações; excelente nível de atributos das etapas de processo com a possibilidade do usuário criar seus atributos específicos; a capacidade de simulação; funcionalidades de importação e exportação XML; vínculo do BSC com a performance dos processos; capacidade de vincular quaisquer documentos aos modelos; a integração com várias fontes de dados; preparada para a gestão integrada de riscos sem a necessidade de customização; publicação web simples e fácil; a colaboração via web; terminologia e publicação web facilmente customizáveis; modelagem simultânea; maturidade do produto (no mercado desde 1991); todo o produto em português.

Ações Futuras

Os planos do setor de Desenvolvimento e Gestão da Estratégia da Redecard para a seqüência do projeto é a continuidade do desdobramento do Balanced Scorecard Corporativo para as diversas áreas, a modelagem dos processos de sistemas vinculados aos processos de negócio, a inclusão dos processos de apoio na metodologia de gestão de processo da empresa e a evolução do modelo de gestão e controle de projetos

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