A Politeno Indústria e Comércio S/A, empresa petroquímica fundada em 1974 e localizada em Camaçari (BA), é que se pode considerar uma organização de vanguarda em gestão de negócio e utilização de tecnologia, com uma filosofia empresarial voltada para a qualidade total e melhoria contínua. Como recompensa a este empenho, foi finalista do Prêmio Nacional de Qualidade nos anos de 2000 e 2001, sendo coroada como grande vencedora no ano de 2002, quando também conquistou Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. Por fim, a empresa está participando do prêmio Ibero-Americano de Qualidade 2004, onde se espera que a adoção do sistema sirva como um diferencial que auxilie na conquista de mais este título.

A Necessidade

Com a preocupação constante em relação à qualidade de seus processos, a Politeno Indústria e Comércio S/A sentia a necessidade de um sistema que lhe permitisse documentar suas atividades, divulgá-las aos colaboradores e prestadores de serviço bem como obter o feedback, que é essencial para promover a melhoria contínua dos processos. Em suma, as principais necessidades que influenciaram para a aquisição da ferramenta são:

  • Identificar lacunas dos processos e atividades da empresa;
  • Implantar a gestão orientada a processos, alinhada com os requisitos da ISO;
  • Mapear as atividades do "Core Business" e atuar nas melhorias;
  • Atuar em atividades que trazem retrabalho, otimizando-as;
  • Realizar auditoria de processos baseados nas ISO's, pelo software; e
  • Disponibilizar de forma on-line os processos, as atividades, e padrões para consulta e treinamento.

O Objetivo

Objetivo inicial da utilização do sistema é mapear os processos primários, gerenciais e de apoio. Até o momento, foram mapeados os processos de logística, suprimentos e produção. Durante a execução da modelagem já foi possível detectar várias lacunas nos processos, permitindo uma análise aprofundada das atividades visando melhorias.

A escolha do QPR ProcessGuide

Após uma análise criteriosa e exaustiva de diversos softwares, a Politeno Indústria e Comércio S/A decidiu-se pela adoção do QPR ProcessGuide por:

  • Ter verificado a eficácia da ferramenta QPR no mapeamento de processos outra empresa;
  • Oferecer consultoria e suporte técnico com atendimento diversificado e feedback rápido e eficiente;
  • A ferramenta ter propriedades que possibilitam gerenciar melhor e otimizar os processos da empresa;
  • Qualificar nossos profissionais nos conceitos teóricos e práticos de modelagem de processos e gestão do conhecimento; e
  • Ser um software de fácil interação com os usuários.

As Expectativas

As principais expectativas da empresa em relação à adoção do QPR ProcessGuide, que já estão sendo realizadas a medida que evolui o trabalho, eram:

  • Disponibilizar de forma eficiente todos os processos mapeados;
  • Permitir que os usuários colaboradores registrassem entraves dos processos e propusessem melhorias;
  • Imprimir relatório de fluxo; e
  • Fazer simulações dos processos, visando identificar gargalos e realizar os ajustes necessários.

A Participação da Way/Amadeus

A equipe Way/Amadeus atuou durante uma semana na Politeno Indústria e Comércio S/A executando a instalação e configuração software, o treinamento para os usuários que serão modeladores de processos, apresentação de melhores práticas na utilização do sistema e auxiliando no inicio do projeto de modelagem.
Adicionalmente, segue-se prestando suporte e orientando os modeladores, quando necessário, para que a Politeno Indústria e Comércio S/A consiga obter a melhor utilização produto e, conseqüentemente, atingir seus objetivos.

Todos direitos reservados a Way/Amadeus - Consultoria e Gestão - Copyright © 2012

Desenvolvido por KODA
United Kingdom gambling site click here