Elaborar um grande modelo para a Unidade de Gás Natural, que tinha, então, apenas 2 anos, englobando processos e pessoas originários de outras áreas para que fosse possível demonstrar e compreender suas funções e atividades.
Necessidade do cliente
• Elaborar um grande modelo para a Unidade de Gás Natural, que tinha, então, apenas 2 anos, englobando processos e pessoas originários de outras áreas para que fosse possível demonstrar e compreender suas funções e atividades.
• Mapear os processos com suas atribuições, o acompanhamento do plano estratégico e desempenho precisava de um sistema de métricas para fornecer seus indicadores de desempenho visando o cumprimento de tarefas e alcance das metas.
Abordagem
• Na fase inicial, identificamos os processos, mas, como não eram suficientemente maduros, na fase seguinte, contamos com o auxílio da ferramenta utilizada pela Way/Amadeus para agilizar as constantes atualizações dos modelos, que, também, permitiu a facilidade na consulta, documentação e alterações. Implementação da ferramenta de métricas e indicadores para gestão estratégica e colaborativa.
Impacto
• A Unidade de Gás Natural passou a ter uma visibilidade de seus processos de forma compreensiva, conhecendo exatamente suas tarefas, processos e metas, tendo um modelo dinâmico amplamente visível para todos envolvidos, que puderam finalmente entender seu papel.
• Aumento da eficiência operacional evitando trabalhos redundantes, desperdício de tempo e de recursos e ciação de um ambiente colaborativo e integrado.
Tendo como “sponsor” o presidente da organização, o projeto teve como foco central a redução de custos e ineficiências, a partir do mapeamento das áreas, seus processos e relacionamentos.
Necessidade do cliente
Way/Amadeus empregando software com capacidade de reconhecer todos “inputs” e verificar se os mesmos estão sendo devidamente processados na área de destino executou o projeto de forma faseada. interagindo com diferentes áreas e mapeando as cadeias de valor de cada uma delas.
• Após mapeamento e associação das cadeias de valor de cada área mapeada, foi possível, então, buscar métricas e indicadores associados para medição da eficiência operacional.
Abordagem
• Nossa metodologia de mapeamento de cadeia de valor associado a ferramenta de BPMN com módulo de tracking de KPI foi essencial para que tanto a fase de mapeamento quanto de associação das cadeias e criação de métricas fosse feito em curto prazo.
Impacto
• A modelagem e a análise dessas métricas e indicadores possibilitou a melhoria dos processos com clareza e foco, eliminando redundância de produtos e ativos enviados e não utilizados, processos duplos e retrabalho, excluindo custos desnecessários com a implementação da otimização de eficiências, tornando cada gerência melhor qualificada na execução de seus processos com maior agilidade e segurança na tomada de decisões.