Casos


Gestão de Custos

VOLTAR

Hospital Mãe de Deus


O Hospital Mãe de Deus, Na cidade de Porto Alegre, RS, é uma obra da Congregação Carlista-Scalabriniana de São Carlos Borromeu e foi fundado em 1979, oferecendo soluções completas em saúde, do diagnóstico ao tratamento, com foco em um atendimento humanizado, seguro e centrado na resolubilidade de cada caso. Conta com uma estrutura de 380 leitos e mais de 1700 médicos credenciados.

OBJETIVO


O Mãe de Deus nos solicitou um projeto para elaboração de um quadro de referência no Hospital que tivesse a identificação de oportunidades na redução de custos e melhoria da produtividade nos processos internos e nos serviços prestados com a identificação de oportunidades a serem exploradas.

PROJETO

Durante o projeto foram mapeados os principais processos e suas influências na cadeia de custos para criação de um cockpit gerencial de apoio à tomada de decisões, apontando ações de curto, médio e longo prazos para a redução de custos e melhoria da produtividade, com comentários e sugestões gerenciais com base nas análises elaboradas. Foi realizada uma análise departamental considerando processos, indicadores e oportunidades, com a criação de um quadro de referência contendo as análises e constatações coletadas durante as fases do projeto e sugestões da consultoria para promover melhorias significativas na produtividade e na otimização dos custos.

RESULTADOS


Passando a ter um mapeamento abrangente das operações da organização, o Mãe de Deus pôde localizar as áreas com ineficiências a serem sanadas para redução de custos e maior eficácia dos seus serviços. Através da identificação dos indicadores de desempenho mais adequados e da forma de atribuir valores e monitorá-los, adicionando as sugestões propostas ao final do projeto, foi possível a reestruturação de processos e tarefas para otimização de suas operações.

AM PM


Maior rede de lojas de conveniência do Brasil, a AmPm pertence aos Postos Ipiranga, formando o conceito de “Posto Completo”. São itens de primeira necessidade para a população e complementando a receita necessária para o equilíbrio econômico do posto como um todo. São mais de 1.700 lojas próprias e franquias com diferentes conceitos, customizados para cada bairro, além do conceito Estação AmPm, geralmente localizado em rodovias, que oferece alimentação e conveniência em um só lugar.

OBJETIVO


A AmPm buscava uma ferramenta para simular a formação dos preços de venda para produtos a partir de diversos parâmetros de natureza tributária, de custos envolvidos, dos tipos de transação desenvolvidos, margens alvo, incentivos, promoções, entre outros, automatizando a coleta das informações para formação desses preços e a atualização das tabelas de preços para os diversos grupos de clientes e estados conforme o Centro de Distribuição de origem.

PROJETO

A Way/Amadeus desenvolveu uma solução que se tornou o Sistema de Precificação da AmPm, integrado às bases de dados do ERP e ao sistema de vendas da organização, proporcionando a atualização dos preços de vendas, estoque com análise de ruptura a qualquer hora e de forma sistemática duas vezes ao dia.

RESULTADOS

A AmPm Suprimentos passou a avaliar diariamente a rentabilidade dos produtos e otimizou a sua capacidade de resposta às oscilações de custos e de preços do mercado. As simulações de diversos cenários de preços de compras e de vendas, relacionadas ao canal de distribuição e ponto de venda, apoiam as decisões da área comercial, tanto na formação do preço de tabela competitivo como em preços promocionais, e na sugestão de preços de compras na negociação com fornecedores.

Minu


Fundada em 1946, a Companhia Minuano de Alimentos, surgiu como uma pequena fábrica de embalagens de papel e tipografia. Em 1955, mudou de ramo e entrou na avicultura. Na década de 1970, tornou-se uma das maiores empresas produtoras de carnes de aves do Brasil. Atualmente, a Minuano é uma operação verticalizada na integração avícola, possuindo desde granja de matrizes até produção e abate de aves, garantindo a qualidade em cada parte do processo.

OBJETIVO


A empresa buscou a metodologia Way/Amadeus para a realização de um trabalho de “assessment” e auditoria de sistemas e processos com foco na revisão de todas suas operações.

PROJETO

Foi realizado um trabalho para entender detalhadamente a finalidade das atividades de cada uma das áreas e suas tarefas, assim, foi possível realizar um mapeamento, localizando os pontos a serem melhorados para redução de custos e tempos.

RESULTADOS

Com o entendimento documentado dos processos e suas inter-relações, foi possível localizar os pontos onde havia gargalos, ineficiências e retrabalho, bem como toda parte operacional que foi avaliada para otimização do processo de decomposição do insumo primário para fabricação dos diversos produtos finais que são comercializados pela Minu. 

Kepler Weber


Fundada em 1926, a Kepler Weber atua no setor de agronegócios, na etapa pós-colheita da cadeia produtiva de grãos. A Companhia fabrica equipamentos para a armazenagem, beneficiamento e movimentação de granéis, sendo especializada no desenvolvimento de soluções completas em armazenagem.

OBJETIVO


A empresa buscou a metodologia Way/Amadeus para a realização de um trabalho de “assessment” e auditoria de sistemas com foco na busca de melhorias para as áreas de engenharia e tecnologia que historicamente tinham um número muito alto de funcionários e operações manuais e havia grande dificuldade de integração entre essas atividades.

PROJETO

Foi realizado um trabalho para entender pormenorizadamente o objetivo do trabalho de cada uma das áreas e, assim, foi possível localizar os pontos a serem melhorados para redução de custos e tempos. Estabelecemos padrões para os silos e construções, que permitiram a utilização de pré-moldados e pré-fabricados de acordo com a natureza de cada projeto da Kepler Weber.

RESULTADOS

Com a utilização desses pré-moldados, foram eliminadas etapas de engenharia, com redução de pessoal, obteve-se melhor organização e segurança no canteiro de obras, previsibilidade de custos e prazo de entrega muito menor. Os resultados foram tão expressivos, que a Kepler Weber tornou-se benchmarking para empresas da área.

Marcopolo


A Marcopolo, com sede na cidade de Caxias do Sul, RS é a maior empresa fabricante de carrocerias de ônibus da América Latina e a terceira maior do planeta, sendo responsável por quase metade da produção nacional. Possui 10 fábricas espalhadas em todo mundo e seus ônibus estão presentes em mais de 100 países. Conta com fábricas nos continentes americano, africano e asiático.

OBJETIVO


A diretoria da organização buscou nossa expertise em projetos de gerenciamento e processos empresariais, pois, precisava ter uma melhor compreensão dos processos, especialmente da área de compras, buscando melhorar a eficiência.

PROJETO

Foi desenvolvido um projeto de global sourcing envolvendo, também, um time de consultores estrangeiros que aportaram tecnologias inovadoras de compra. A utilização da ferramenta da Way/Amadeus foi fundamental para compreensão mais profunda dos processos e relacionamentos da área de compras com as demais visando uma otimização das tarefas e procedimentos.

RESULTADOS

O objetivo foi conquistado conforme verificou-se através do aumento da eficiência e redução de operações na área de suprimentos e compras da empesa. Um dos aspectos mais interessantes do projeto é que foi proporcionado à Marcopolo a realização de um benchmarking colaborativo com a Boeing, fazendo com que algumas iniciativas tenham sido, então, desenhadas para compras conjuntas de certos insumos comuns a fabricantes de ônibus e aviões. 

Interchange/GXS


A Interchange/GXS atuava na Gestão de Relacionamentos Eletrônicos entre parceiros comerciais na transação eletrônica de dados.

OBJETIVO


A Interchange/GXS precisava de uma ferramenta de processos que fosse além do desenho, com recursos de mapeamento fornecendo um gerenciamento analítico, comunicação via web, visibilidade e colaboração. Também havia necessidade de definir métricas e indicadores de desempenho para uma melhor estruturação das áreas e processos visando uma otimização e maior competitividade

PROJETO

A Way/Amadeus, após compreensão dessas necessidades implementou sua metodologia e as ferramentas de processos e métricas, que interagem entre si, proporcionando uma melhor visão da relação entre os processos e planejamento estratégico, substituindo as ferramentas utilizadas anteriormente que forneciam uma visão superficial e incompleta das operações da organização.

RESULTADOS

Com a implementação de ferramentas que permitem o conhecimento e entendimento profundo das áreas e processos, a organização passou a ter um dimensionamento global das atividades, realizando mudanças e decisões operacionais para redução de custos, planejamento estratégico com melhor relacionamento entre as áreas criando um ambiente para renovação de sua competitividade no mercado.

BR Distribuidora


A Petrobras Distribuidora, com sede na cidade do Rio de Janeiro é uma ex-subsidiária da Petrobras, criada em 1971 e atua em todo o país, com mais de 7200 postos de serviços e possui uma estrutura organizacional formada por 301 gerências, sendo, na época do início do projeto, a segunda maior empresa do país.

OBJETIVO


Tendo como “sponsor” o presidente da organização, o projeto teve como foco central a redução de custos e ineficiências, a partir do mapeamento das áreas, seus processos e relacionamentos.

PROJETO

A Way/Amadeus empregando software com capacidade de reconhecer todos “inputs” e verificar se os mesmos estão sendo devidamente processados na área de destino executou o projeto em fases interagindo com as áreas, que descreveram seus negócios, produtos, interações internas e externas, fornecedores, clientes e processos. Com a representação formal desses elementos e validação dos mesmos, foi possível, então, buscar métricas e indicadores associados para medição da eficiência operacional.

RESULTADOS

A modelagem e a análise dessas métricas e indicadores possibilitou a melhoria dos processos com clareza e foco, eliminando redundância de produtos e ativos enviados e não utilizados, processos duplos e retrabalho, excluindo custos desnecessários com a implementação da otimização de eficiências, tornando cada gerência melhor qualificada na execução de seus processos com maior agilidade e segurança na tomada de decisões.