Casos


Scorecard

VOLTAR

SONDA


A Sonda é uma multinacional fundada em 1974 com sede em Santiago, Chile. É um dos principais integradores e provedores de serviços de TI na América Latina, que registrou receita líquida de US$ 1,447 bilhão e 22 mil funcionários. Seu portfolio é integral e abrange os serviços de TI, aplicações de negócio e plataformas de hardware e software. Para isso, complementa as suas capacidades internas com acordos e alianças com fornecedores líderes de tecnologia em todo o mundo.

OBJETIVO


O foco do projeto foi obter visibilidade e transparência nos processos de gestão de serviços, pessoas, projetos, desenvolvimento de aplicações e entregas para a corporação e seus clientes, o objetivo foi a implantação de um modelo de governança para a área de serviços de Aplicativos Sonda contemplando, processos, indicadores e mecanismos de gestão, criando um modelo de governança de serviços baseado em melhores práticas e referências de mercado, utilizando indicadores e informações que a empresa possuía, associados a ferramentas de gestão internas e de desenvolvimento próprio Sonda.

PROJETO

Os trabalhos foram focados no mapeamento dos processos para a área de Governança de Aplicativos e contemplados em ondas com metas e resultados dedicados para cada uma delas, incluindo a definição de indicadores de performance e riscos para cada etapa. Também foi objeto em todas as etapas, o acompanhamento das iniciativas internas de implantação de ferramentas de governança (dashboard financeiro, BI de custos e mecanismos de aprontamento de horas).

RESULTADOS

Com a implantação do modelo de governança de serviços para a torre de aplicativos, os seguintes resultados foram alcançados: base única e confiável para gestão e consulta dos processos e indicadores, integração do planejamento, gestão, controle e execução, otimizando a governança da área, facilitação da atualização dos indicadores através da automação e integração com as bases de dados e ferramentas internas, implantação de mecanismo de gestão para revisão e avaliação de resultados e ações para atingimento das metas e objetivos e aumento do controle sobre a execução da estratégia de forma dinâmica.