Casos


Gestão de Processos

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Carlson Wagonlit Travel - Case 1


A Carlson Wagonlit Travel é uma empresa de gerenciamento de viagens que foi criada pela fusão da divisão de viagens da Accor e as Carlson Companies, com foco em viagens de negócio e organização e gerenciamento de eventos, exibições e conferências.

OBJETIVO


Sendo a área de promoção de eventos da CWT um de seus produtos mais atraentes e havendo necessidade de aprimorar as atividades desse setor com o crescimento das oportunidades, fomos contratados para aplicar nossa metodologia em serviços para implementação de melhorias e otimizações nos processos de trabalho existentes naquela área, que precisava ter uma estrutura própria para melhor lidar com a crescente demanda.

PROJETO

Inicialmente, realizamos um estudo do cenário em que se encontrava a área, com mapeamento dos seus processos e atividades e elaboramos o projeto com sugestões e alternativas aos procedimentos que estavam em vigor. A segunda etapa consistiu na preparação da implantação com o envolvimento dos colaboradores do setor e readaptação da área com o novo desenho, mobiliário, contratações e definições, bem como, a implementação de um sistema para eventos e implementação dos procedimentos para relacionamentos com clientes, fornecedores, faturamento.

RESULTADOS

Com a estruturação de um setor especializado em eventos, a CWT pôde explorar esse nicho de negócios em crescimento, com maior capacidade, recursos adequados e pessoal devidamente treinado, podendo contar com as melhores práticas para organização de eventos e usufruir ao máximo dessa oportunidade de negócios vislumbrada no mercado.

Carlson Wagonlit Travel - Case 2


A Carlson Wagonlit Travel é uma empresa de gerenciamento de viagens que foi criada pela fusão da divisão de viagens da Accor e as Carlson Companies, com foco em viagens de negócio e organização e gerenciamento de eventos, exibições e conferências.

OBJETIVO


Contando mais uma vez com a nossa expertise para aprimorar suas atividades, a CWT usufruiu da nossa metodologia e ferramentas para modelagem e proposição de melhorias nos processos financeiros, de recursos humanos e de back office.

PROJETO

O projeto iniciou com o levantamento e o desenho da situação que vigorava na CWT com apuração das dificuldades existentes nos processos de entrada e saída, sendo realizada a modelagem e documentação dos processos das áreas, envolvimento dos usuários, representação gráfica, modelagem das opções operacionais possíveis, identificação de tecnologias, indicadores de performance e proposta de mudanças nos processos, com análise de alternativas, custos e alinhamento com os processos e necessidades da CWT.

RESULTADOS

A implementação da melhoria nos processos financeiros, de recursos humanos e de back office da CWT permitiu que a organização passasse a contar com áreas melhor estruturadas, de acordo com o seu porte e demandas, de forma a reduzir os prazos para os recebimentos, simplificando os processos através da utilização de procedimentos adequados, melhor comunicação e preparo das pessoas envolvidas, reduzindo custos e aumentando oportunidades.

Hospital Mãe de Deus


O Hospital Mãe de Deus, Na cidade de Porto Alegre, RS, é uma obra da Congregação Carlista-Scalabriniana de São Carlos Borromeu e foi fundado em 1979, oferecendo soluções completas em saúde, do diagnóstico ao tratamento, com foco em um atendimento humanizado, seguro e centrado na resolubilidade de cada caso. Conta com uma estrutura de 380 leitos e mais de 1700 médicos credenciados.

OBJETIVO


O Mãe de Deus nos solicitou um projeto para elaboração de um quadro de referência no Hospital que tivesse a identificação de oportunidades na redução de custos e melhoria da produtividade nos processos internos e nos serviços prestados com a identificação de oportunidades a serem exploradas.

PROJETO

Durante o projeto foram mapeados os principais processos e suas influências na cadeia de custos para criação de um cockpit gerencial de apoio à tomada de decisões, apontando ações de curto, médio e longo prazos para a redução de custos e melhoria da produtividade, com comentários e sugestões gerenciais com base nas análises elaboradas. Foi realizada uma análise departamental considerando processos, indicadores e oportunidades, com a criação de um quadro de referência contendo as análises e constatações coletadas durante as fases do projeto e sugestões da consultoria para promover melhorias significativas na produtividade e na otimização dos custos.

RESULTADOS

Passando a ter um mapeamento abrangente das operações da organização, o Mãe de Deus pôde localizar as áreas com ineficiências a serem sanadas para redução de custos e maior eficácia dos seus serviços. Através da identificação dos indicadores de desempenho mais adequados e da forma de atribuir valores e monitorá-los, adicionando as sugestões propostas ao final do projeto, foi possível a reestruturação de processos e tarefas para otimização de suas operações. 

CBA


A marca CBA é líder absoluta no mercado nacional de cestas de alimentos e cestas de Natal. Com tanta experiência no mercado de benefícios, a marca CBA estendeu-se às outras modalidades, oferecendo serviços nos formatos de Cartão Alimentação, Cartão Refeição e Refeições Coletivas.

OBJETIVO


A CBA buscou nossos conhecimentos para implementação de um projeto de consultoria na área de tecnologia de informação para atingir uma base tecnológica sólida, consistente e estruturada para suportar a implantação de um novo sistema de gestão nas diversas empresas do grupo.

PROJETO

Trabalhamos na elaboração do planejamento para essa implantação, identificação de necessidades de mudanças no sistema e nos processos internos, gerenciamento da equipe interna e definição de tarefas, garantia de cumprimento das especificações técnicas, capacitação dos usuários, a representação de um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil e envolvimento de todos colaboradores da organização com acompanhamento pós implementação avaliando e realizando os ajustes necessários.

RESULTADOS

A implementação do novo sistema foi um sucesso e a CBA passou a ter seus processos adequadamente mapeados e documentados, com indicadores acessíveis a todos os envolvidos. Com isso, foi possível a documentação dos mesmos e das normas de trabalho da corporação, melhor conhecimento dos procedimentos e indicadores, permitindo visualizar ineficiências e oportunidades claramente em um sistema único e abrangente, o que não era possível com as práticas exercidas previamente e com o sistema obsoleto anterior. 

FIERGS


Fundada em 1930, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul [FIERGS] representa o empresariado industrial gaúcho. Suas ações estão voltadas para a promoção e o desenvolvimento da economia do Estado e do País, assumindo o compromisso de constituir-se de uma fonte de instrumentos de competitividade. Situa-se na capital do estado, Porto Alegre. O Sistema FIERGS inclui sindicatos, indústrias regionais e nacionais, empresas, câmaras e associações de comércio, indústria e serviços.

OBJETIVO


Após a realização de um trabalho de assessment de seus processos, a FIERGS buscou novamente a metodologia Way/Amadeus para elaboração e execução de um projeto de gestão de riscos com prova de conceito de controle operacional com objetivo tornar claros os ganhos obtidos pela organização na adoção de uma metodologia de automação do controle de execução de processos operacionais no processo de “Controle de Obras”.

PROJETO

O projeto foi iniciado com a definição dos conceitos e padrões de trabalho com a representação gráfica dos processos, nomenclatura dos riscos, definição de responsabilidades e a realização de um programa de sensibilização para gestão de riscos e controles, seguido da modelagem dos mesmos, culminando com a elaboração de relatório sintético final com o descritivo dos trabalhos elaborados e propostas de melhorias no processo com referidas análises de viabilidade para implementação.

RESULTADOS

A partir dessas definições, a FIERGS passou a contemplar um crescimento da importância atribuída no sistema à manutenção da conformidade, a redução de custos pelo melhor controle de processos de alta densidade financeira, aumento da capacidade de análise dos procedimentos de controle de gastos em projetos, e redução dos apontamentos de auditoria referentes ao processo, em especial advindas da CGU, TCU e Ministério Público, melhoria da imagem da FIERGS junto à sociedade pela qualificação da gestão de riscos e aprimoramento da cultura da segurança e da excelência empresarial no sistema.

SEBRAE


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [SEBRAE] é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, criada em 1972, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.

OBJETIVO


O SEBRAE procurava uma solução para estruturar seus indicadores de desempenho através do alinhamento, consolidação e da modelagem dos processos de negócios e trabalho existentes e da análise crítica da consolidação dos indicadores já definidos em todas as unidades estaduais junto ao SEBRAE Nacional, bem como a identificação de novos que fossem necessários para aferir o desempenho da estrutura.

PROJETO

Fizemos a representação gráfica dos macroprocessos da organização com a identificação das principais funcionalidades inerentes ao negócio do Sebrae, com homologação e definição dos padrões de modelagem e representação, revisão dos procedimentos operacionais executados pelas áreas, identificação dos responsáveis pelos macroprocessos, descrição dos objetivos associados, classificação dos processos (corporativos, suporte, gerenciamento) e documentação dos fatores críticos de sucesso para os macroprocessos. A seguir, análise e entendimento do objetivo de cada um dos indicadores de desempenho definidos pelo Sebrae e seu alinhamento com os processos de negócio da organização

RESULTADOS

Com a compreensão e avaliação dos seus processos e indicadores, o SEBRAE passou a ter um melhor controle sobre suas atividades com o entendimento e aplicação dos indicadores mais adequados para localização de riscos e oportunidades e para redução de retrabalho e gastos com recursos através de melhor tomada de decisão. A integração das atividades em uma plataforma de comunicação e colaboração com visibilidade dos elementos definidos possibilitou todas as unidades estaduais passassem a usufruir de indicadores estruturados e unificados.

Caixa - Case 2


A Caixa Econômica federal 0CEF0 é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia e integra o Sistema financeiro nacional, auxiliando na política de crédito do Governo Federal do Brasil.

OBJETIVO


A organização solicitou o desenvolvimento de um projeto de mapeamento dos processos da GILIE (Gerência de Alienação de Bens Móveis e Imóveis) da CEF, contemplando a metodologia adotada por nossa organização na condução de trabalhos dessa natureza, o detalhamento das atividades propostas, e demais informações necessárias à tomada de decisão por parte da gerência.

PROJETO

Inicialmente, fizemos a modelagem e documentação dos processos já existentes com a preparação dos envolvidos. Depois, passamos à fase de análise dos processos com avaliação e simulações do desempenho dos processos e comparação com as medidas de performance definidas pela gerência da empresa, utilizando Benchmarking para auxiliar na definição das metas de desempenho. Por fim, definimos os processos que necessitavam de melhoria e prioridade de execução e o design de novos processos e implantação das mudanças.

RESULTADOS

Ao término do projeto, a CEF passou a contar os processos da GILIE devidamente modelados e documentados, com a readequação dos existentes de acordo com avalições e simulações realizados, evitando retrabalho e custos, bem como com a implantação de novos processos definidos de acordo com indicadores e equipe de trabalho envolvida melhor embasada na tomada de decisões e análise de riscos e oportunidades

MasterFoods


A Masterfoods integra o grupo Mars Brasil, que é uma divisão da Mars Incorporated, uma das maiores fabricantes de alimentos do mundo. A Mars Brasil tem mais de 100 anos de história e produtos nos segmentos alimentos, chocolates e rações para animais domésticos, representando marcas como Uncle Bem’s, M&Ms, Twix, Snickers, Pedigree, Whiskas e Frolic.

OBJETIVO


Realização de um trabalho de Inteligência Competitiva para localizar referências que servissem de base para que os processos da Masterfoods fossem transformados considerando as técnicas de Lean de Six Sigma.

PROJETO

Identificamos algumas práticas que poderiam ser consideradas como benchmarking de eficiência.

RESULTADOS

O projeto balizou a revisão de alguns dos principais processos considerando as práticas muito fortes de Lean/Six Sigma identificadas. 

Banco do Brasil - Case 3


O Banco do Brasil S.A. é uma instituição financeira brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil. A organização possui 15 133 pontos de atendimento distribuídos pelo país, entre agências e postos, sendo que 95% de suas agências possuem salas de autoatendimento, que funcionam além do expediente bancário. Possui ainda opções de acesso via internet, telefone e telefone celular. Está presente em mais de 21 países além do Brasil.

OBJETIVO


O Banco do Brasil nos solicitou um treinamento para qualificar seus profissionais de nível estratégico nos conceitos teóricos e práticos necessários ao gerenciamento e gestão de projetos em diversas áreas empresariais, fornecendo conhecimentos práticos das estratégias e ferramentas de planejamento, programação e controle de prazos, recursos materiais, humanos e financeiros.

PROJETO

O treinamento consistiu nos seguintes temas: conceito básico de gerenciamento de projetos, incluindo áreas de aplicação e etapas com exemplos práticos, gerenciamento de integração, escopo, prazos, custo, qualidade, recursos humanos, documentação técnica, riscos/planos de contingência, aquisições/administração de contratos e uso das ferramentas específicas para gerenciamento de processos. O processo de capacitação envolveu duas etapas: a primeira consistiu na fase expositiva dos conteúdos e a segunda foi um acompanhamento dos profissionais, que, de posse desses conceitos puderam aplicar o conhecimento nas situações de rotina do banco.

RESULTADOS

Através da elaboração de um projeto completo utilizando as técnicas e metodologias apresentadas durante o treinamento fazendo uma revisão de todos os conteúdos e discussão de casos reais existentes no Banco do Brasil, apresentando caminhos e soluções para melhorias das eficiências da gestão dos projetos, os profissionais de nível estratégico passaram a ter melhor preparo para os desafios de gestão de projetos, com utilização de ferramenta para embasar suas decisões

AM PM


Maior rede de lojas de conveniência do Brasil, a AmPm pertence aos Postos Ipiranga, formando o conceito de “Posto Completo”. São itens de primeira necessidade para a população e complementando a receita necessária para o equilíbrio econômico do posto como um todo. São mais de 1.700 lojas próprias e franquias com diferentes conceitos, customizados para cada bairro, além do conceito Estação AmPm, geralmente localizado em rodovias, que oferece alimentação e conveniência em um só lugar.

OBJETIVO


A AmPm buscava uma ferramenta para simular a formação dos preços de venda para produtos a partir de diversos parâmetros de natureza tributária, de custos envolvidos, dos tipos de transação desenvolvidos, margens alvo, incentivos, promoções, entre outros, automatizando a coleta das informações para formação desses preços e a atualização das tabelas de preços para os diversos grupos de clientes e estados conforme o Centro de Distribuição de origem.

PROJETO

A Way/Amadeus desenvolveu uma solução que se tornou o Sistema de Precificação da AmPm, integrado às bases de dados do ERP e ao sistema de vendas da organização, proporcionando a atualização dos preços de vendas, estoque com análise de ruptura a qualquer hora e de forma sistemática duas vezes ao dia.

RESULTADOS

A AmPm Suprimentos passou a avaliar diariamente a rentabilidade dos produtos e otimizou a sua capacidade de resposta às oscilações de custos e de preços do mercado. As simulações de diversos cenários de preços de compras e de vendas, relacionadas ao canal de distribuição e ponto de venda, apoiam as decisões da área comercial, tanto na formação do preço de tabela competitivo como em preços promocionais, e na sugestão de preços de compras na negociação com fornecedores.

Sonangol


Fundada em 1953, a Sonangol - abreviação de Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - é uma empresa estatal do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola. O grupo possui várias subsidiárias, que atuam em diferentes países, principalmente no Congo, em Cabo Verde e na China.

OBJETIVO


A organização solicitou um projeto de implementação de BSC para entendimento completo de suas operações através de modelos de processos e indicadores de desempenhos que demonstrassem e comunicassem de forma clara e transparente a atuação de cada área para tomada de decisões estratégicas.

PROJETO

A Sonangol encontrou na nossa ferramenta a solução ideal que atendia seus requisitos e possibilitou uma perfeita migração dos dados para a nova plataforma. Nossa equipe de consultoria esteve em Angola para melhor entender o funcionamento dos processos e proporcionou assessoria e treinamento na ferramenta e metodologia BSC para o time envolvido na realização da implementação.

RESULTADOS

A implementação da ferramenta foi bem-sucedida e a empresa finalmente passou a contar com seus processos e indicadores devidamente mapeados e visualizados, com os gestores identificando claramente indicadores e controles para melhor gerenciamento e tomada de decisões. 

Nextel


A Nextel Telecomunicações foi uma subsidiária brasileira da NII Holdings, Inc. Iniciou suas operações no Brasil em 1997 com o sistema de rádio trunking push-to-talk )PTT0, ingressando no Serviço Móvel Pessoal )SMP0 em 2010 obtendo licenças para cobertura nacional de voz e dados de telefonia celular de terceira e quarta gerações )3G e 4G0. Em março de 2019 suas operações foram adquiridas pela Claro Brasil

OBJETIVO


Identificação e aquisição de uma solução de mercado associada para mapeamento e modelagem dos processos e documentação dos mesmos com metodologia que permitisse a padronização dos processos com visibilidade dos mesmos e de seus desempenhos através de controle dos indicadores para obtenção de planos de ação e melhorias.

PROJETO

Com a implementação das nossas ferramentas para mapeamento dos processos e seus indicadores, foi possível empregarmos nossa metodologia para padronização das notações dos processos, identificação e comunicação dos indicadores com treinamento e envolvimento dos responsáveis pelos processos.

RESULTADOS

Com isso, os gestores passaram a ter visibilidade dos seus processos com fácil atualização e compartilhamento de informações, bem como controle dos indicadores de riscos e oportunidades com disparo de alertas e documentação de suporte centralizada em uma ferramenta única possibilitando controle dos planos de ações das melhorias dos processos.

Accor - Case 1


Accor SA ou AccorHotels, é uma empresa multinacional francesa do ramo hoteleiro, incluindo atividades em agências de viagens, spas e restauração e gestão de casinos. A Accor conta com mais de 3700 hotéis, em diversas bandeiras e classes, e opera em mais de 90n países ao redor do mundo. Entre suas marcas encontram-se algumas das mais buscadas como: Ibis, Mercure, Novotel, Adagio, Pullman, Sofitel, entre outras.

OBJETIVO


Identificando a oportunidade de aquisição de uma outra empresa para reforçar suas operações, principalmente atinentes à gestão de pessoas, a Accor buscou nossa expertise para realizar uma avaliação, identificando as operações e processos dela para visualizar a complexidade, praticidade e custos que envolveriam essa assimilação.

PROJETO

Realizamos um estudo para conhecer todos os processos e mapeamos um cenário das atividades “as is” e “to be” a partir da aquisição e avaliação gap analysis dessas movimentações para melhor compreender as sinergias existentes, de forma que a absorção das tarefas e o desenvolvimento dos processos não fossem complexos e representassem o menor nível de esforço e dispêndio de recursos possível.

RESULTADOS

A avaliação do objeto de interesse, a Accor optou por realizar a aquisição, uma vez que ficou demonstrado que a assimilação fluiria perfeitamente devido à similaridade de funções e facilidade de realizar as adaptações necessárias aos processos existentes na nova organização, o que acabou sendo provado na prática com uma transição extremamente bem-sucedida.

Itaú


Itaú Unibanco S.A., comumente chamado de Itaú, é o maior banco brasileiro, com sede na cidade de São Paulo, no estado homônimo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008 a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

OBJETIVO


A principal meta do projeto foi a aplicação de nossas ferramentas e metodologia com o conceito de Collaborative Management, visando um maior conhecimento das potencialidades e resultados, usando como base os modelos já existentes, inserção de dados e utilização de simulações de análise das diversas opções operacionais possíveis a fim de gerar ganhos e melhorias aos modelos, incluindo processos e indicadores, através de simplificações em prazo para desenvolvimento das tarefas.

PROJETO

Foi realizada formalização de todos processos e atividades chaves com relacionamentos envolvidos em outras áreas, com documentação e publicação dos mesmos. As medidas de performance do macroprocesso foram levantadas. Com a compreensão detalhada dos modelos e seus indicadores, foi possível realizar simulações para desenvolvimento de novos modelos de processos operacionais e apresentação das opções alternativas existentes para os gestores.

RESULTADOS

Com a identificação e documentação dos processos e seus indicadores, foi possível a realização de simulações que apontaram os pontos que precisavam de atenção por apresentarem riscos, bem como foi possível verificar as oportunidades para melhoria nos prazos de desenvolvimento das tarefas, com redução de custos e melhor qualidade. 

COPEL


A Companhia Paranaense de Energia (COPEL) é uma empresa pública responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o território estadual, operando um parque gerador de 21 usinas próprias.

OBJETIVO


A Copel do Brasil identificou o desafio de criar uma integração entre processos e projetos, com a criação de um Escritório de Projetos. Com a abordagem da Way/Amadeus, vislumbrou a oportunidade de incluir os processos e estabelecer um Escritório de Processos e Projetos, com uma ferramenta dando suporte a ambos.

PROJETO

A Way/Amadeus criou uma metodologia suportada pela ferramenta para que todos os projetos fossem cadastrados e toda a movimentação deles fosse monitorada considerando os processos de negócio da organização, que permitiu a otimização dos processos e a criação de um elo entre processos e a área de TI, também, um modelo de Governança de TI baseado em padrões de referência Cobi e Itil.

RESULTADOS

A empresa passou a ter seus processos modelados, proporcionando uma compreensão melhor dos mesmos para uma gestão mais adequada dos projetos contemplando as necessidades com redução de tempo e custos. De acordo com William Lopes de Oliveira, Gerente de Qualidade de Software, o mapeamento foi um sucesso porque “a apresentação gráfica é boa, os recursos são poderosos e a interface web é excelente. A Copel sempre se certifica de as soluções sejam cuidadosamente avaliadas em termos de qualidade e para agregarem valor real aos processos da empresa”.

Brasil Telecom / Oi


A Brasil Telecom S/A [BrT] foi a maior empresa de telecomunicações do Brasil e provia serviços de conexão à internet em alta velocidade e telefonia fixa e móvel e serviços de longa distância nacional e internacional. A empresa foi incorporada pela Oi em 2009.

OBJETIVO


O projeto originou-se da necessidade da empresa de aprimorar a integração entre as áreas de Processos, Auditoria e Governança, tendo também por foco a automação de processos, riscos e controles de acordo com os requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e da geração de uma plataforma de suporte à Governança Corporativa. Tendo o presidente da organização como “sponsor”, era prioritário reduzir custos e ineficiências.

PROJETO

A Way/Amadeus utilizou a metodologia e ferramenta baseadas em princípios de Balanced Scorecard e gestão de riscos e controles internos, com total atendimento aos requisitos da legislação Sarbannes-Oxley. Com esse sistema, as empresas se tornam capazes de documentar e comunicar, de forma mais eficaz, seus processos e medidas de desempenho.

RESULTADOS

Os gestores passaram a ter uma compreensão completa dos processos, projetos, desempenho e seus indicadores para uma gestão de riscos eficiente e integrada, voltada à tomada de decisões estratégicas e proporcionou eficácia para os setores de auditoria com a centralização da informação disponibilizada de forma automatizada. De acordo com Nilson Musa, Gerente de Processos Brasil Telecom/Oi, com a conclusão do projeto “o foco passou a ser a manutenção do controle de qualidade dos processos para garantir a continuidade da certificação”.

Infoglobo


A Infoglobo, pertencente ao Grupo Globo, foi fundada em 1925 e é uma das principais empresas do ramo de comunicações do Brasil, presente principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, tendo como missão satisfazer a necessidade de conhecimento da sociedade. Possui as seguintes marcas de jornais impressos: O Globo, Extra, Expresso e Valor Econômico.

OBJETIVO


A organização precisava manter de forma transparente, centralizada e de fácil atualização os processos de negócio, normas, riscos e controles com os respectivos indicadores de desempenho e estratégicos para que pudesse obter um gerenciamento eficaz, que a tornasse mais ágil e segura nas suas tomadas de decisões e com estratégia para “damage control”.

PROJETO

Na primeira fase, todos os processos foram documentados e na fase seguinte, houve a elaboração dos indicadores de desempenho e estratégicos. Durante o processo de levantamento de dados, as áreas detalharam seus macroprocessos, com identificação de riscos e atividades críticas, integrando todos envolvidos e estimulando a busca de soluções para melhoria dos processos e criação de controles mais efetivos para os riscos identificados.

RESULTADOS

Através desse mapeamento dos processos e criação de indicadores, todos gestores passaram a ter uma visualização clara das atividades da empresa, permitindo uma proatividade mais ágil para identificação de riscos, demandas e oportunidades, reduzindo custos e tempo de resposta na tomada de decisões para uma melhor gestão de negócios. Os modelos permitiram a implementação de uma gestão de contingências com plano de ação para tratamento dos incidentes controlados pela ferramenta.

PETROBRAS


A PETROBRAS é a maior empresa brasileira e atua na área de Energia, com grande tradição como indústria do petróleo, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

OBJETIVO


Consistia em elaborar um grande modelo para a Unidade de Gás natural, que tinha, então, apenas 2 anos englobando processos e pessoas originários de outras áreas para que fosse possível demonstrar e compreender suas funções e atividades. Paralelamente ao mapeamento dos processos com suas atribuições, o acompanhamento do plano estratégico e desempenho precisava de um sistema de métricas para fornecer seus indicadores de desempenho visando o cumprimento de tarefas e alcance das metas.

PROJETO

Na fase inicial, foram identificados os processos, mas, como não eram suficientemente maduros, na fase seguinte, contamos com o auxílio da ferramenta utilizada pela Way/Amadeus para agilizar as constantes atualizações no modelo, que, também, permitiu a facilidade na consulta, documentação e alterações. Ao mesmo tempo, foi implementada a ferramenta de métricas e indicadores para gestão estratégica e colaborativa.

RESULTADOS

A Unidade de Gás Natural passou ater uma visibilidade de seus processos de forma compreensiva, conhecendo exatamente suas tarefas, processos e metas, tendo um modelo dinâmico amplamente visível para todos envolvidos, que puderam finalmente entender seu papel mais adequadamente evitando trabalhos redundantes, desperdício de tempo e recursos e falta de integração, passando a atuar em um ambiente colaborativo de gestão estratégica. 

EDS/HP


A EDS, uma das principais companhias globais de serviços de tecnologia que entrega soluções de negócio, foi adquirida pela Hewlett-Packard Development Company em 2008, passando a chamar-se HP Enterprise Services. Possui amplo portfólio de serviços de terceirização )outsourcing0 de tecnologia de informação e de processos de negócio aos clientes dos segmentos de manufatura, serviços financeiros, saúde, comunicações, energia, transporte, varejo e aos governos ao redor do mundo.

OBJETIVO


O grande desafio da organização era coletar e divulgar adequadamente os indicadores de desempenho dos seus processos de Information Technology Outsourcing (ITO). Havia uma grande perda de tempo e recursos do Data Center Services, que utilizava ferramentas comuns, inadequadas para uma empresa de grande porte.

PROJETO

O projeto contemplou um componente de registro dos indicadores através do software utilizado pela Way/Amadeus para a divulgação e gestão dos indicadores e teve duração de 10 semanas. Foi criado um modelo de indicadores, uma vez que havia muitos processos com uma grande dinamicidade nos elementos envolvidos e desenvolvido um modelo de processos contendo a detalhamento em subníveis dos mesmos. Os processos com indicadores definidos foram modelados e apresentados com o resultado em scorecard.

RESULTADOS

Redução do custo de apuração e divulgação de resultados dos processos do Data Center Services, redução dos ciclos de avaliação de resultados e aplicação de ações corretivas através de interatividade e alertas, incremento no relacionamento entre os diversos sites da América Latina e melhoria no nível de serviço prestado ao cliente devido à maior frequência de acompanhamento de resultados, agilização da tomada de ações corretivas, da ampla divulgação das metas.

Rede


A Redecard - atualmente Rede - é responsável pela captura e transmissão liquidação financeira das transações com os cartões de crédito e débito das bandeiras MasterCard, Visa, Elo, American Express, etc. A empresa credencia e promove o relacionamento com os estabelecimentos comerciais, além de ser parceira de negócios de bancos e diversos segmentos do varejo.

OBJETIVO


A Rede buscou nossa ajuda para um projeto orientado às práticas da Lei Sarbanes-Oxley [SOX] na busca de padrões de conformidade com as diretrizes expressas por essa lei, com a implementação de nossas ferramentas de gestão de processos, riscos e controles internos, aliadas à nossa expertise para unificação dos sistemas, integrando todos os elementos para atingir a conformidade.

PROJETO

Na fase de implementação da ferramenta, fizemos a definição dos padrões de modelagem, elementos dos modelos, estrutura organizacional e documentação, qualificação dos envolvidos, definição dos indicadores e plano de modelagem, que implantou a utilização dos sistemas. Na próxima fase, tendo todos processos e indicadores documentados, foi possível realizar uma análise dos mesmos, considerando suas interações e sobreposições, de forma a unificar as informações e conhecimento para obtenção de processos e indicadores mais robustos e integrados tratando a organização como um todo.

RESULTADOS

A Rede passou a contar com ferramentas contendo todos seus processos e atividades devidamente documentados e visíveis para as pessoas envolvidas, com fácil comunicação e com seus indicadores claramente definidos, proporcionando melhor embasamento para reação diante de riscos e oportunidades e um dos principais resultados foi a tela contendo informações gerenciais, online, permanentemente atualizadas utilizada nas reuniões de diretoria, agregando inteligência mais qualificada para tomada de decisões.

Intertext/GXS


A Interchange/GXS atuava na Gestão de Relacionamentos Eletrônicos entre parceiros comerciais na transação eletrônica de dados.

OBJETIVO


A Interchange/GXS precisava de uma ferramenta de processos que fosse além do desenho, com recursos de mapeamento fornecendo um gerenciamento analítico, comunicação via web, visibilidade e colaboração. Também havia necessidade de definir métricas e indicadores de desempenho para uma melhor estruturação das áreas e processos visando uma otimização e maior competitividade

PROJETO

A Way/Amadeus, após compreensão dessas necessidades implementou sua metodologia e as ferramentas de processos e métricas, que interagem entre si, proporcionando uma melhor visão da relação entre os processos e planejamento estratégico, substituindo as ferramentas utilizadas anteriormente que forneciam uma visão superficial e incompleta das operações da organização.

RESULTADOS

Com a implementação de ferramentas que permitem o conhecimento e entendimento profundo das áreas e processos, a organização passou a ter um dimensionamento global das atividades, realizando mudanças e decisões operacionais para redução de custos, planejamento estratégico com melhor relacionamento entre as áreas criando um ambiente para renovação de sua competitividade no mercado. 

NET


A Net foi uma empresa de telecomunicações brasileira, reconhecida por serviços residenciais como televisão por assinatura, acesso à internet e telefonia fixa e pioneira na implementação de serviços de TV por assinatura no país. No final de 2014, a empresa foi incorporada pela Claro.

OBJETIVO


Desenvolvimento de um framework para garantir a consistência e a confiabilidade nos indicadores de desempenho da organização e identificação e padronização da composição de cada indicador, analisando o fluxo das informações nos diversos sistemas por onde os dados trafegam.

PROJETO

Inicialmente, foi realizada a análise e mapeamento dos indicadores mais representativos, identificação de sistemas e interfaces e registro de deficiências e possíveis pontos de vulnerabilidade. Assim, os fluxos foram analisados e houve a validação para a composição das operações.

RESULTADOS

A Net passou a contar com uma especificação e detalhamento da regra de formação de seus indicadores e medidas para tomada de decisão mais embasada e assegurando confiabilidade e consistência e com a documentação dos pontos de atenção na análise e interpretação dos dados. 

COBRA/BBTS


A Cobra Tecnologia (atualmente BB Tecnologia e Serviços) é uma empresa de Tecnologia da Informação brasileira que pertence ao conglomerado Banco do Brasil.

OBJETIVOS


Com várias unidades espalhadas em um país de dimensão continental, o desafio era melhorar a visibilidade de fluxos e rotas para otimizar os processos de manutenção da rede de equipamentos do Banco do Brasil, otimizando a complexidade dos serviços e logística para atender os SLAs, de forma abrangente, através de um software de fácil utilização, publicação interativa e simples, proporcionando visualização de todos envolvidos e flexível na importação e exportação de modelos.

PROJETO

Empregando nossa metodologia própria, o projeto de modelagem dos processos foi feito em duas etapas: a primeira envolvendo diretores e gerentes executivos, como uma forma de aprendizagem no uso da ferramenta e também como forma de comprometimento com o projeto e, posteriormente, “Botton-Up” com participação dos funcionários na descrição de suas atividades, permitindo opiniões e sugestões. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”. A ferramenta de processos e métricas utilizada pela Way/Amadeus foi identificada como a melhor para o mapeamento e análise. Segundo a gerente executiva de desenvolvimento organizacional, Léo Faria, "todos os processos foram documentados no portal e podem ser consultados por qualquer pessoa da empresa. Isso possibilita um acesso muito maior e conhecimento de todas as atividades". Acrescentou, ainda, que “o software proporciona melhor comunicação entre os envolvidos facilitando a padronização da forma de documentar e otimizar processos e a possibilidade de simulação é fundamental para identificar possíveis riscos antes da implementação de novas rotinas”.

RESULTADOS

Ao final de 9 meses de trabalho, a Cobra/BBTS obteve como resultado um modelo de governança de TI, o conhecimento dos pontos fortes e das fragilidades que comprometiam os SLAs, um maior esclarecimento do funcionamento da cadeia produtiva como um todo, incluindo seus funcionários que puderam entender melhor seus papéis no processo, redução da complexidade dos fluxos através da implementação do modelo específico de planejamento e procedimentos de acordo com as estratégias e indicadores de desempenho, permitindo uma visibilidade e adequação contínuas e cumprimento dos prazos estabelecidos com redução de custos e tempo de reação.  

Eldorado


O Instituto de Pesquisas Eldorado atua há mais de 20 anos como um centro único em pesquisa, desenvolvimento e inovação em quatro unidades: Brasília, Campinas, Porto Alegre e Manaus, nas áreas de software, hardware, educação, microeletrônica, ensaios e testes, desenvolvendo projetos com as principais empresas de tecnologia da informação e comunicação.

OBJETIVOS


O desafio era fornecer dados consistentes e prontamente disponíveis ao corpo executivo do Eldorado, que traduzissem de maneira precisa os resultados da estratégia da organização, de forma a facilitar o processo de análise crítica e a imediata tomada de decisão, melhorando assim o processo de planejamento estratégico.

PROJETO

A partir da implementação gradativa de indicadores de desempenho estratégicos, táticos e operacionais e mapeamento dos processos críticos da organização, foi estabelecida uma base única de gerenciamento que alinhou as várias iniciativas e bases de dados existentes proporcionando maior facilidade para coletar e consolidar métricas e compreensão dos processos dentro de um ambiente de gestão colaborativa e elaboração de um gerenciamento de projetos, fundamental à determinação de prioridades na gestão de portfólio.

RESULTADOS

Segundo o assessor de planejamento estratégico, Renê Strefezzi Khouri, o mapeamento com a compreensão dos processos inter-relacionados e determinação de métricas facilitaram a toda de decisões estratégicas e abordagem de processos relacionados dentro de um ambiente de colaboração buscando a excelência competitiva.

BR Distribuidora


A Petrobras Distribuidora, com sede na cidade do Rio de Janeiro é uma ex-subsidiária da Petrobras, criada em 1971 e atua em todo o país, com mais de 7200 postos de serviços e possui uma estrutura organizacional formada por 301 gerências, sendo, na época do início do projeto, a segunda maior empresa do país. OBJETIVO Tendo como “sponsor” o presidente da organização, o projeto teve como foco central a redução de custos e ineficiências, a partir do mapeamento das áreas, seus processos e relacionamentos. PROJETO A Way/Amadeus empregando software com capacidade de reconhecer todos “inputs” e verificar se os mesmos estão sendo devidamente processados na área de destino executou o projeto em fases interagindo com as áreas, que descreveram seus negócios, produtos, interações internas e externas, fornecedores, clientes e processos. Com a representação formal desses elementos e validação dos mesmos, foi possível, então, buscar métricas e indicadores associados para medição da eficiência operacional. RESULTADOS A modelagem e a análise dessas métricas e indicadores possibilitou a melhoria dos processos com clareza e foco, eliminando redundância de produtos e ativos enviados e não utilizados, processos duplos e retrabalho, excluindo custos desnecessários com a implementação da otimização de eficiências, tornando cada gerência melhor qualificada na execução de seus processos com maior agilidade e segurança na tomada de decisões.

Politeno


A Politeno Indústria e Comércio S/A, empresa petroquímica fundada em 1974 e localizada em Camaçari/BA, que foi adquirida pelo grupo Braskem como parte do plano de expansão e maior capacitação da mesma.

OBJETIVO


Mapeamento dos processos primários, gerenciais e de apoio para identificar lacunas dos processos, implantando uma gestão orientada a eles e alinhada com requisitos da ISO, com identificação das atividades do “core business”, implementando a documentação delas, comunicação entre os colaboradores e feedback, contando com a disponibilização online dos processos e padrões para consultas e treinamentos. Como a qualidade sempre representou um dos diferenciais da empresa, tendo sido finalista do Prêmio Nacional de Qualidade nos anos de 2000 e 2001 e grande vencedora no ano de 2002, a adoção do novo sistema visava aprimorar ainda mais essa distinção.

PROJETO

A Way/Amadeus implementou sua ferramenta de processos para obter o mapeamento deles, executando a instalação, configuração e treinamento dos usuários para que pudessem utilizar as melhores práticas do sistema para realização da modelagem dos processos, análise dos dados para usufruir de forma mais completa e proporcionar uma ampla compreensão de todas as áreas da empresa como um todo e suas relações evitando retrabalho, custos e otimizando decisões.

RESULTADOS

A organização passou a contar com a possibilidade de disponibilizar os projetos mapeados de forma interativa e abrangente, permitindo que os usuários registrassem entraves, propusessem melhorias e fizessem simulações dos processos, com identificação de gargalos e ajustes necessários que proporcionaram recursos para incrementar ainda mais o diferencial de qualidade característico da organização.

Ford


OBJETIVO

Em breve.

PROJETO

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RESULTADOS

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UBEC


OBJETIVO

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PROJETO

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RESULTADOS

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Sulmaq


OBJETIVO


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PROJETO

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RESULTADOS

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Fiocruz


OBJETIVO

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PROJETO

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RESULTADOS

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Black + Decker


OBJETIVO

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PROJETO

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RESULTADOS

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Casa & Vídeo


OBJETIVO

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PROJETO

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RESULTADOS

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MARS


OBJETIVO

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PROJETO

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RESULTADOS

Em breve.