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Gestão de Riscos

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FIERGS


Fundada em 1930, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) representa o empresariado industrial gaúcho. Suas ações estão voltadas para a promoção e o desenvolvimento da economia do Estado e do País, assumindo o compromisso de constituir-se de uma fonte de instrumentos de competitividade. Situa-se na capital do estado, Porto Alegre. O Sistema FIERGS inclui sindicatos, indústrias regionais e nacionais, empresas, câmaras e associações de comércio, indústria e serviços.

OBJETIVO


Após a realização de um trabalho de assessment de seus processos, a FIERGS buscou novamente a metodologia Way/Amadeus para elaboração e execução de um projeto de gestão de riscos com prova de conceito de controle operacional com objetivo tornar claros os ganhos obtidos pela organização na adoção de uma metodologia de automação do controle de execução de processos operacionais no processo de “Controle de Obras”.

PROJETO

O projeto foi iniciado com a definição dos conceitos e padrões de trabalho com a representação gráfica dos processos, nomenclatura dos riscos, definição de responsabilidades e a realização de um programa de sensibilização para gestão de riscos e controles, seguido da modelagem dos mesmos, culminando com a elaboração de relatório sintético final com o descritivo dos trabalhos elaborados e propostas de melhorias no processo com referidas análises de viabilidade para implementação.

RESULTADOS

A partir dessas definições, a FIERGS passou a contemplar um crescimento da importância atribuída no sistema à manutenção da conformidade, a redução de custos pelo melhor controle de processos de alta densidade financeira, aumento da capacidade de análise dos procedimentos de controle de gastos em projetos, e redução dos apontamentos de auditoria referentes ao processo, em especial advindas da CGU, TCU e Ministério Público, melhoria da imagem da FIERGS junto à sociedade pela qualificação da gestão de riscos e aprimoramento da cultura da segurança e da excelência empresarial no sistema.

Siniat


A Siniat, agora, Gypsum, é uma das maiores fabricantes de produtos à base de gesso no mundo, controlando 35 fábricas em vários países e líder mundial em chapas construtivas e pioneira em drywall no Brasil.

OBJETIVO


A Siniat buscou a metodologia Way/Amadeus para melhorar o desempenho de seus processos, com a localização de etapas críticas, detectando oportunidades, mapeamento de transações SAP, preparação para e-commerce, criação de roadmap para controles internos.

PROJETO

Durante o projeto foi realizado o desenho e otimização dos processos com revisão dos mesmos, com estudo de custo e impacto estimados para implementações de novos processos, identificação de requisitos legais e da empresa e necessidades de conformidade, controle e relatórios, inclusive especificidades dos requisitos brasileiros e oportunidades de otimização, considerando indicadores de desempenho. Foi feita a documentação do modelo de processo e GAPs de Sistema e de Processo e homologação do desenho final considerando os cenários “as is” e “to be”.

RESULTADOS

Ao final do projeto, a Siniat teve a visualização clara dos pontos fortes e de suas ineficiências, com uma avaliação objetiva com referências externas e benchmarking, permitindo abordar as oportunidades de melhorias. Isso permitiu a criação de uma estratégia digital para e-commerce e a criação de um roadmap para controles internos revisando riscos e controles.

Cielo


A Cielo (anteriormente Visanet Brasil) é uma empresa brasileira de serviços financeiros, sendo uma das responsáveis pela captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito. É a empresa líder do setor em toda a América Latina, em termos de volume financeiro, com mais de 1,6 milhão de clientes espalhados em 5.500 municípios brasileiros de todas regiões do país.

OBJETIVO


A empresa buscava no mercado uma ferramenta para controle de procedimentos de processos operacionais, que permitisse o acompanhamento de todas tarefas, pendências e ações em andamento, controlando o fluxo de trabalho com sinalizadores e alertas configurados de acordo com as regras de SLA parametrizadas.

PROJETO

A metodologia da Way/Amadeus juntamente com sua ferramenta foi a escolhida por apresentar os melhores recursos para obtenção do resultado desejado. Foi realizada a modelagem dos processos com levantamento de dados e mapeamento simultâneo em diversas gerências, identificando as métricas para avaliação dos processos e controles para tomada de decisões.

RESULTADOS

A Cielo conseguiu prover a transparência necessária na visualização e gestão dos seus processos, conseguindo sistematizar os procedimentos de revisão, homologação e melhorias. Obteve a redução do ciclo de ações corretivas devido à agilidade na identificação de oportunidades e riscos, colaboração e divulgação imediata de resultados. Isso tudo gerou ganhos expressivos e incrementou o nível de alcance de metas. Com aumento de Market share.  

Brasiltelecom / Oi


A Brasil Telecom S/A [BrT] foi a maior empresa de telecomunicações do Brasil e provia serviços de conexão à internet em alta velocidade e telefonia fixa e móvel e serviços de longa distância nacional e internacional. A empresa foi incorporada pela Oi em 2009.

OBJETIVO


O projeto originou-se da necessidade da empresa de aprimorar a integração entre as áreas de Processos, Auditoria e Governança, tendo também por foco a automação de processos, riscos e controles de acordo com os requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e da geração de uma plataforma de suporte à Governança Corporativa. Tendo o presidente da organização como “sponsor”, era prioritário reduzir custos e ineficiências.

PROJETO

A Way/Amadeus utilizou a metodologia e ferramenta baseadas em princípios de Balanced Scorecard e gestão de riscos e controles internos, com total atendimento aos requisitos da legislação Sarbannes-Oxley. Com esse sistema, as empresas se tornam capazes de documentar e comunicar, de forma mais eficaz, seus processos e medidas de desempenho.

RESULTADOS

Os gestores passaram a ter uma compreensão completa dos processos, projetos, desempenho e seus indicadores para uma gestão de riscos eficiente e integrada, voltada à tomada de decisões estratégicas e proporcionou eficácia para os setores de auditoria com a centralização da informação disponibilizada de forma automatizada. De acordo com Nilson Musa, Gerente de Processos Brasil Telecom/Oi, com a conclusão do projeto “o foco passou a ser a manutenção do controle de qualidade dos processos para garantir a continuidade da certificação”.

Rede


A Redecard - atualmente Rede - é responsável pela captura e transmissão liquidação financeira das transações com os cartões de crédito e débito das bandeiras MasterCard, Visa, Elo, American Express, etc. A empresa credencia e promove o relacionamento com os estabelecimentos comerciais, além de ser parceira de negócios de bancos e diversos segmentos do varejo.

OBJETIVOS


A Rede buscou nossa ajuda para um projeto orientado às práticas da Lei Sarbanes-Oxley [SOX] na busca de padrões de conformidade com as diretrizes expressas por essa lei, com a implementação de nossas ferramentas de gestão de processos, riscos e controles internos, aliadas à nossa expertise para unificação dos sistemas, integrando todos os elementos para atingir a conformidade.

PROJETO

Na fase de implementação da ferramenta, fizemos a definição dos padrões de modelagem, elementos dos modelos, estrutura organizacional e documentação, qualificação dos envolvidos, definição dos indicadores e plano de modelagem, que implantou a utilização dos sistemas. Na próxima fase, tendo todos processos e indicadores documentados, foi possível realizar uma análise dos mesmos, considerando suas interações e sobreposições, de forma a unificar as informações e conhecimento para obtenção de processos e indicadores mais robustos e integrados tratando a organização como um todo.

RESULTADOS

A Rede passou a contar com ferramentas contendo todos seus processos e atividades devidamente documentados e visíveis para as pessoas envolvidas, com fácil comunicação e com seus indicadores claramente definidos, proporcionando melhor embasamento para reação diante de riscos e oportunidades e um dos principais resultados foi a tela contendo informações gerenciais, online, permanentemente atualizadas utilizada nas reuniões de diretoria, agregando inteligência mais qualificada para tomada de decisões.