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Gestão de Performance

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Sonda


A Sonda é uma multinacional fundada em 1974 com sede em Santiago, Chile. É um dos principais integradores e provedores de serviços de TI na América Latina, que registrou receita líquida de US$ 1,447 bilhão e 22 mil funcionários. Seu portfolio é integral e abrange os serviços de TI, aplicações de negócio e plataformas de hardware e software. Para isso, complementa as suas capacidades internas com acordos e alianças com fornecedores líderes de tecnologia em todo o mundo.

OBJETIVO


O foco do projeto foi obter visibilidade e transparência nos processos de gestão de serviços, pessoas, projetos, desenvolvimento de aplicações e entregas para a corporação e seus clientes, o objetivo foi a implantação de um modelo de governança para a área de serviços de Aplicativos Sonda contemplando, processos, indicadores e mecanismos de gestão, criando um modelo de governança de serviços baseado em melhores práticas e referências de mercado, utilizando indicadores e informações que a empresa possuía, associados a ferramentas de gestão internas e de desenvolvimento próprio Sonda.

PROJETO

Os trabalhos foram focados no mapeamento dos processos para a área de Governança de Aplicativos e contemplados em ondas com metas e resultados dedicados para cada uma delas, incluindo a definição de indicadores de performance e riscos para cada etapa. Também foi objeto em todas as etapas, o acompanhamento das iniciativas internas de implantação de ferramentas de governança (dashboard financeiro, BI de custos e mecanismos de aprontamento de horas).

RESULTADO

Com a implantação do modelo de governança de serviços para a torre de aplicativos, os seguintes resultados foram alcançados: base única e confiável para gestão e consulta dos processos e indicadores, integração do planejamento, gestão, controle e execução, otimizando a governança da área, facilitação da atualização dos indicadores através da automação e integração com as bases de dados e ferramentas internas, implantação de mecanismo de gestão para revisão e avaliação de resultados e ações para atingimento das metas e objetivos e aumento do controle sobre a execução da estratégia de forma dinâmica. 

SEBRAE


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [SEBRAE] é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, criada em 1972, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.

OBJETIVO


O SEBRAE procurava uma solução para estruturar seus indicadores de desempenho através do alinhamento, consolidação e da modelagem dos processos de negócios e trabalho existentes e da análise crítica da consolidação dos indicadores já definidos em todas as unidades estaduais junto ao SEBRAE Nacional, bem como a identificação de novos que fossem necessários para aferir o desempenho da estrutura.

PROJETO

Fizemos a representação gráfica dos macroprocessos da organização com a identificação das principais funcionalidades inerentes ao negócio do Sebrae, com homologação e definição dos padrões de modelagem e representação, revisão dos procedimentos operacionais executados pelas áreas, identificação dos responsáveis pelos macroprocessos, descrição dos objetivos associados, classificação dos processos (corporativos, suporte, gerenciamento) e documentação dos fatores críticos de sucesso para os macroprocessos. A seguir, análise e entendimento do objetivo de cada um dos indicadores de desempenho definidos pelo Sebrae e seu alinhamento com os processos de negócio da organização

RESULTADOS

Com a compreensão e avaliação dos seus processos e indicadores, o SEBRAE passou a ter um melhor controle sobre suas atividades com o entendimento e aplicação dos indicadores mais adequados para localização de riscos e oportunidades e para redução de retrabalho e gastos com recursos através de melhor tomada de decisão. A integração das atividades em uma plataforma de comunicação e colaboração com visibilidade dos elementos definidos possibilitou todas as unidades estaduais passassem a usufruir de indicadores estruturados e unificados.

Marcopolo


A Marcopolo, com sede na cidade de Caxias do Sul, RS é a maior empresa fabricante de carrocerias de ônibus da América Latina e a terceira maior do planeta, sendo responsável por quase metade da produção nacional. Possui 10 fábricas espalhadas em todo mundo e seus ônibus estão presentes em mais de 100 países. Conta com fábricas nos continentes americano, africano e asiático.

OBJETIVO


A diretoria da organização buscou nossa expertise em projetos de gerenciamento e processos empresariais, pois, precisava ter uma melhor compreensão dos processos, especialmente da área de compras, buscando melhorar a eficiência. O

PROJETO

Foi desenvolvido um projeto de global sourcing envolvendo, também, um time de consultores estrangeiros que aportaram tecnologias inovadoras de compra. A utilização da ferramenta da Way/Amadeus foi fundamental para compreensão mais profunda dos processos e relacionamentos da área de compras com as demais visando uma otimização das tarefas e procedimentos.

RESULTADOS

O objetivo foi conquistado conforme verificou-se através do aumento da eficiência e redução de operações na área de suprimentos e compras da empesa. Um dos aspectos mais interessantes do projeto é que foi proporcionado à Marcopolo a realização de um benchmarking colaborativo com a Boeing, fazendo com que algumas iniciativas tenham sido, então, desenhadas para compras conjuntas de certos insumos comuns a fabricantes de ônibus e aviões. 

Interchange/GXS


A Interchange/GXS atuava na Gestão de Relacionamentos Eletrônicos entre parceiros comerciais na transação eletrônica de dados.

OBJETIVO


A Interchange/GXS precisava de uma ferramenta de processos que fosse além do desenho, com recursos de mapeamento fornecendo um gerenciamento analítico, comunicação via web, visibilidade e colaboração. Também havia necessidade de definir métricas e indicadores de desempenho para uma melhor estruturação das áreas e processos visando uma otimização e maior competitividade

PROJETO

A Way/Amadeus, após compreensão dessas necessidades implementou sua metodologia e as ferramentas de processos e métricas, que interagem entre si, proporcionando uma melhor visão da relação entre os processos e planejamento estratégico, substituindo as ferramentas utilizadas anteriormente que forneciam uma visão superficial e incompleta das operações da organização.

RESULTADOS

Com a implementação de ferramentas que permitem o conhecimento e entendimento profundo das áreas e processos, a organização passou a ter um dimensionamento global das atividades, realizando mudanças e decisões operacionais para redução de custos, planejamento estratégico com melhor relacionamento entre as áreas criando um ambiente para renovação de sua competitividade no mercado. 

Politeno


A Politeno Indústria e Comércio S/A, empresa petroquímica fundada em 1974 e localizada em Camaçari/BA, que foi adquirida pelo grupo Braskem como parte do plano de expansão e maior capacitação da mesma.

OBJETIVO


Mapeamento dos processos primários, gerenciais e de apoio para identificar lacunas dos processos, implantando uma gestão orientada a eles e alinhada com requisitos da ISO, com identificação das atividades do “core business”, implementando a documentação delas, comunicação entre os colaboradores e feedback, contando com a disponibilização online dos processos e padrões para consultas e treinamentos. Como a qualidade sempre representou um dos diferenciais da empresa, tendo sido finalista do Prêmio Nacional de Qualidade nos anos de 2000 e 2001 e grande vencedora no ano de 2002, a adoção do novo sistema visava aprimorar ainda mais essa distinção.

PROJETO

A Way/Amadeus implementou sua ferramenta de processos para obter o mapeamento deles, executando a instalação, configuração e treinamento dos usuários para que pudessem utilizar as melhores práticas do sistema para realização da modelagem dos processos, análise dos dados para usufruir de forma mais completa e proporcionar uma ampla compreensão de todas as áreas da empresa como um todo e suas relações evitando retrabalho, custos e otimizando decisões.

RESULTADOS

A organização passou a contar com a possibilidade de disponibilizar os projetos mapeados de forma interativa e abrangente, permitindo que os usuários registrassem entraves, propusessem melhorias e fizessem simulações dos processos, com identificação de gargalos e ajustes necessários que proporcionaram recursos para incrementar ainda mais o diferencial de qualidade característico da organização.